Somos uma cervejaria que ama o que faz. E fazemos bem. O resultado são cervejas vivas, sem conservantes com características únicas e sabor marcante!
Amamos a diversidade e os encontros que a cerveja proporciona. Por isso, aqui na Cervejaria Bragantina, queremos celebrar isso para que você compartilhe essa ideia!
Compartilhe com a família, os amigos e as pessoas do seu lado! Compartilhe cerveja boa, compartilhe mesas, projetos, ideias, histórias, sonhos e risadas. Compartilhe coisas boas!
Vamos seguir verdadeiros aos nossos princípios, fazendo cerveja de qualidade! Nossa pretensão não é ser a maior nem a melhor. Queremos mesmo, é ser a sua escolha e fazer parte da sua curtição! Viemos para ampliar descobertas e amplificar a cultura cervejeira local.
Cervejaria Bragantina é orgulho interior. Esse é o espírito cervejeiro! Um brinde a vida!
A Cervejaria Bragantina surgiu da mistura de 3 ingredientes além da água, malte e lúpulo. Um hobby de produzir cerveja, a proximidade com o equipamento e o sonho de empreender na área fazendo da cerveja um modo de vida.
Um tinha um primo com conhecimento de equipamentos de produção de cerveja e o outro produzia cerveja em casa, na panela, por pura diversão. Ainda bem que o caminho deles se cruzou.
Foi assim que os sócios Alfredo Campos e Tarcizio Candelaria no final de 2014, com auxílio de amigos, iniciaram a produção da até hoje querida Blonde Ale e a premiada Weiss.
Nessa época elas eram vendidas em bares de conhecidos, pequenos eventos e de porta em porta. E mesmo com os inúmeros “nãos” que recebiam dos possíveis revendedores ainda assim acreditavam que o negócio iria evoluir.
A produção era pequena. Menos de 400 litros por mês que de forma orgânica crescia. Mas nada é tão simples. O equipamento era protótipo de uma incubadora no interior de minas e os tanques haviam sido feitos por um pequeno produtor de equipamentos de laticínios.
No 2o semestre de 2015, sentindo que podiam acelerar a produção, resolveram comprar 5 novos tanques para conseguir produzir mais que o triplo do que estavam produzindo. Mas por um erro no projeto, os tanques implodiram, mandando toda a produção de mais de 3 mil litros de cerveja pro ralo.
Depois de muito trabalho e sem capital eles se viram começando novamente.
Negociaram então a reforma dos tanques e acompanharam de perto a execução, um a um. Era levantar e seguir em frente!
Depois de muita luta, encontros e ajuda de pessoas fundamentais para essa história dar certo, eles conseguiram se reerguer e em 2016 produziam os 3 estilos em linha: Blonde Ale, Weiss e Session IPA e que iam aos poucos conquistando novos adeptos e admiradores.
Nesse mesmo ano consolidaram parcerias para produção de cervejarias ciganas famosas em São Paulo. E assim a fábrica ia se mantendo.
A produção de cerveja é apaixonante e muito interessante. Ainda mais quando é acessível a quem quiser ver. Mas ninguém quer só ver! Quer beber também!
Foi quando um cliente assíduo e fã da Session IPA pediu para beber a cerveja ali mesmo, na mesa improvisada que eles usavam de “escritório”. Ali ele sentou, abriu sua cerveja e ficou puxando conversa, reacendendo uma velha ideia, de abrir o espaço para os apaixonados por cerveja conhecerem de perto a fábrica e poderem beber cerveja fresca e boa, ali mesmo, junto aos tanques.
Então adaptaram algumas mesas de pallet e já nas semanas seguintes as pessoas começaram a aparecer. Na sequencia implementaram a cultura do growler (embalagem retornável para encher no local), e assim foi surgindo o bar da fábrica, onde podiam trocar ideias, ouvir opiniões dos clientes e ter um movimento que ajudaria a pagar o aluguel do galpão.
Resolveram então montar as torneiras de chope na câmara fria onde ficava o estoque e convidar a família e os amigos para uma “abertura oficial”.
Em pouco tempo o espaço foi ficando pequeno, sem estrutura de banheiros ou cozinha. Em março de 2017, ao lado da fábrica, vagou um terreno e veio a oportunidade de unir os imóveis e construir um espaço para receber melhor os clientes.
E foi nessa empreitada que em 2017 juntou-se ao time Eduardo Cury, que era um desses clientes apaixonado por cervejas e pela Braga, para somar em conhecimento, ideias, novos negócios e amizade!
Em 2018, a Bragantina se consolidou entre as 10 cervejarias mais premiadas do Brasil, sendo a mais premiada do estado de SP no Festival Brasileiro da Cerveja.
Hoje depois de mais de 25 prêmios nacionais e internacionais de diversas cervejas, a fábrica produz cerca de 25 mil litros por mês e recebe centenas de pessoas por semana para visitar o local e degustar as cervejas.
Essa é nossa breve e intensa história que segue em curso. Um sonho que conta com a ajuda de cada pessoa que vivencia a Braga ou que passou por aqui. Cada cliente amigo que nos apoiou, fez críticas e sugestões nos motivando a evoluir!
A Cervejaria Bragantina sempre foi assim e sempre será, nós seguimos em frente! Como diz o lema cravado em nossa marca – AD ALTIORA, que significa manter o pensamento elevado e traduz o orgulho que sentimos por fazermos algo em que acreditamos, levar cerveja boa e bons momentos às pessoas!
A Braga é assim, é orgulho de fazer bem feito e de fazer com alma e amor. como dizemos por aqui, É ORGULHO INTERIOR!
Uma lembrança que não podemos deixar de citar, um desses anjos que passaram pela nossa história e realizou muitos desses feitos conosco e infelizmente não está mais aqui, mas permanecerá sempre vivo nos ensinamentos e alegrias que deixou. Um abraço grande amigo e irmão mestre cervejeiro Denis Bueno.
A flor de lis, presente em nosso logotipo e no Brasão da cidade, possui diversos atributos que representam bem a nossa filosofia e o processo de produção cervejeira: ciência, vontade, alquimia, honra, sabedoria, orgulho e coragem. Tanto o símbolo quanto a cerveja surgiram no velho mundo e se transformaram ao longo do tempo, no entanto, para ambos, sua força e essência permanecem inabaláveis. Esse é o espírito cervejeiro e a nossa marca!
AD ALTIORA.